2 de fev de 2012

Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Evangélica?

Cremos que muitas pessoas têm dúvidas relativas a possíveis diferenças entre a Bíblia Católica e a Bíblia Evangélica. Seriam essas diferenças que levam evangélicos a discordar dos católicos e vice-versa?


 

As duas diferenças existentes entre elas são: Número de livros e tradução.


Número de livros

A bíblia evangélica tem sete livros a menos em relação à bíblia católica. Estes livros são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da bíblia. Colabora ainda o fato destes livros não terem sido citados por nenhum autor do Novo Testamento.


Tradução

Primeiro, é preciso entender que a bíblia foi originalmente escrita em hebraico e aramaico (antigo testamento) e grego (novo testamento). Posteriormente o AT foi traduzido para o grego.
As bíblias escritas em outros idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, português, etc, são versões do grego original. Desta forma, cada tradutor usou expressões diferentes em seu próprio idioma para representar aquilo que estava escrito em grego.
As diferentes versões da bíblia, normalmente não alteram o sentido original, por isto, tanto a tradução católica como a evangélica tem o mesmo princípio. Evidentemente que alguns termos podem ter sido adaptados a uma comunidade em detrimento de outra.


Tradução da bíblia para o português

A bíblia evangélica usada no Brasil foi traduzida para o português por João Ferreira de Almeida, um português católico que se converteu ao protestantismo em 1642 e logo em seguida iniciou o trabalho de tradução. A versão de Almeida foi a primeira em língua portuguesa.
A bíblia católica possui diversas traduções. Não sabemos precisar se há alguma versão preferida. Soube recentemente que a versão “Nova Tradução em Linguagem de Hoje” (versão evangélica) da Sociedade Bíblica do Brasil foi adotada por uma importante editora católica.


Conclusão

As diferenças entre a bíblia católica e a bíblia evangélica não torna uma verdadeira e outra falsa. Ela é única em sua essência e tem o mesmo propósito que é apresentar a salvação em Jesus Cristo.
Católicos e evangélicos submetem à mesma palavra. O critério de salvação para um evangélico é o mesmo para um católico. Se os evangélicos insistem que é necessário aceitar a Jesus Cristo como seu salvador e obedecer à palavra de Deus, a bíblia católica não desmente isto, pelo contrário, ela confirma isto.


Portanto, a diferença entre evangélicos e católicos não é pelo que está na bíblia e sim pelo que não está na bíblia. Enquanto que os evangélicos têm sua fé fundamentada exclusivamente nas sagradas escrituras, os católicos baseiam-se também na tradição e nos dogmas da igreja, como: a assunção de Maria, a infalibilidade do papa, o purgatório, o culto aos mortos, entre outros. Estes ensinamentos não são bíblicos e, portanto são alguns dos pilares que distanciam evangélicos de católicos.


Fiquemos com a bíblia, pois a bíblia é a palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e fonte de toda a informação que o homem precisa para conhecer a Deus.

9 comentários:

Renan Ribeiro Adão disse...

assunção de Maria, a infalibilidade do papa, o purgatório, o culto aos mortos, entre outro....

e por muitas outras coisas que não estão na biblia adoração a santos, procisão, se confessar ao padre rezar tres pai nossa e se perdoado

por estas e outras hoje sou evangelico!

Nasci catolico teria continuado nesta religiao sem problemas afinal acreditamos no mesmo Deus!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodiney dos santos de macedo disse...

...a igreja católica não tem culto aos mortos, vc esta errando no entendimento do dias de finados.

Anônimo disse...

nao é evangelico ao qual nos todos somos , mas depois de martin lutero sao simplesmente PROTESTANTES e nao evangelicos..biblia catolica e biblia protestante

David Lucas disse...

Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo protestante vem do documento formal de protesto - Protestatio - que os luteranos apresentaram em uma assembléia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja Católica. Já o nome evangélico vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas "boas-novas" (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho - um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura ("Só a Escritura", em latim). Isso significava que, para os protestantes, apenas a Bíblia era fonte de revelação suprema, e que não deveria ser permitido à Igreja fazer doutrinas fora dela. Todos esses movimentos estimulavam o fim do monopólio da Igreja sobre a interpretação da Bíblia e reivindicavam que todo e qualquer cristão pudesse ler as Escrituras e tirar delas o que quisesse. Os protestantes recusavam a idéia de que um único líder - o papa - deveria guiar os rumos da religião. Sem um "chefe", cada grupo começou a se fragmentar em diversas correntes, com pequenas divergências doutrinárias. Abaixo você confere a diferença entre os principais ramos do cristianismo.

Anônimo disse...

Bando de estupidos e ignorantes, levem a boca exu veio pra evoluir e orixa de luz so vem pra pratica do bem... a maioria lutaram nas guerras e voltaram como orixa .. e lavem a boca ao fala das pombo giras e parem de escrever "pomba" pq nao e assim q sefala.. e outra coisa respeitem.. vcs comos pastores e padres sla devem respeita Deuse um so e o msm Deus q vc adora na sua igrej nos adoramos n espiritismo.. inferno ja é na terra meu querido,e Deus e bom e sabe que os umbandistas ou seja la qual for so praticamos o bem e adoramos a ele,e esfregue com escova de cavalo a sua boca ao fala das intidadedes .. tranca rua da estrada ja me ajudoo muito, minhas pombo giras ja me livraram d mts coisas,e nd e feito na terra sem a permissao de OXALA e maria mulambo seu burro nao e uma porca nao, o fato do nome dela ser mulambo n significa que ela e imunda e vive em meio d lixo, ela e linda, poderosa apenas em vida sofreu e usava trapos mais ela ja foi um dam e ainda é .. eles va pratica o mal se vc pedir e der algo em troca ,mas se tiver um bom coracao els atuam na pratica do bem.. que os santos divinos, que sao miguel tenha pena ao pesar sua alma, que oxala tenha misericordia de vc.. que ogum te devenda,que os exus todos eles citados e maltratados acima te provem ao contrario,que os vovos te de sabedoria e que as crianças leve alegria ao seu lar e brinque sempre com seus filhos.. vcs pastores so querem vender vaga no céu isso sim.. aprenda a respeita.. muito axe pra vc!bichoignorante.. cuidado que com esse seu genero pode ir acaba dividindo uma cachacinha com traca rua na encruza em hahahah

Anônimo disse...

VAMOS VIVER O AMOR DE JESUS E O RESPEITO AO PRÓXIMO.

Sane disse...

Os dogmas da Igreja Católica como a Bíblia, são inspirados pelo Espírito Santo. Nos católicos acreditamos que toda decisão tomada pelo superior da Igreja, que é o Papa, e inspirada pelo Espírito Santo. E como já foi falado em algum comentário anterior, somos evangélicos católicos, e vocês são evangélicos protestantes. Ser católico não tira o nosso direito de ser evangélico, pois seguimos o mesmo evangelho que existe na bíblia protestante.

Sane disse...

Eu sou católica!