Mateus 25:1-13
“ENTÃO o reino dos céus
será semelhante a dez virgens que, tomando as suas
lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco
delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando
as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as
suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram
todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um
clamor:
Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”
Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”
Mateus neste texto nos relata a Parábola
das 10 virgens. As virgens representam todos os crentes. O
que significa que, na igreja, há dois tipos de crentes:
O Prudente e o Néscio; o vencedor e o derrotado. E
o que diferencia o Prudente e Vencedor, nesta parábola?
É que, além da lâmpada, ele tem azeite
sobrando. O Néscio e derrotado, não é
cheio do Espírito Santo O outro aspecto que precisa
ficar claro é que a ênfase da parábola
à luz da hermenêutica, não é a
salvação do indivíduo do inferno, mas
o Reino do Senhor Jesus Cristo. Tanto esta parábola
como a dos talentos (também o capítulo de Mateus
25) falam acerca do Reino de Deus. Atente bem para o que diz
Mateus no primeiro verso “ENTÃO o reino dos céus
será semelhante a dez virgens que, tomando as suas
lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.”
Isto posto, a partir de agora, vamos explicar
o significado de alguns termos desta parábola:
-
As Noivas - representam os crentes;
-
O Noivo, representa o Senhor Jesus Cristo.
-
As Virgens - o termo não deve ser visto literalmente. Todos os crentes são vistos como Virgens diante de Deus – separados para o deleite de Deus;
-
O número 10 - significa a completude da responsabilidade humana. Por isso nós, os homens, temos 10 dedos nós pés e nas mãos. Por isso os mandamentos que Deus deu a Moisés são 10. Isso significa que essas 10 virgens englobam todos os crentes de todas as épocas;
-
Lâmpada - O que significa na Bíblia? Provérbios 20:27 diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Essas lâmpadas que estavam com as virgens representam nosso espírito recriado. O nosso espírito é como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.
O texto diz que cinco das virgens eram néscias.
Podemos dizer que elas eram crentes, por alguns motivos:
A Bíblia fala que elas eram todas virgens
– isto nunca é colocado em dúvida, esta
não é a questão principal desta Parábola.
A grande questão não é se as virgens
eram falsas ou verdadeiras, mas se eram néscias ou
prudentes. Se fossem falsas, o Senhor teria dito. Elas tinham
luz em suas lâmpadas; isto significa que elas nasceram
de novo, tiveram seu espírito recriado na conversão.
Por outro lado, se essa lâmpada também significa
obras, quer
dizer que elas tinham obras, testemunho diante de Deus; se a lâmpada significa a Palavra, quer dizer que elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus
caminhos”).
dizer que elas tinham obras, testemunho diante de Deus; se a lâmpada significa a Palavra, quer dizer que elas tinham a Palavra consigo. (Salmo 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus
caminhos”).
Todas elas foram encontrar-se com o noivo.
Se elas não fossem crentes, elas nunca iriam se encontrar
com o noivo, assim como bandido não vai se encontrar
com a polícia, lembre-se do que diz o adágio
popular: “no lugar
que tem polícia o malandro não encosta, lagoa que tem piranha jacaré nada de costa”. O incrédulo não vai atrás de Cristo. É o Senhor Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com o homem perdido sem Deus.
que tem polícia o malandro não encosta, lagoa que tem piranha jacaré nada de costa”. O incrédulo não vai atrás de Cristo. É o Senhor Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com o homem perdido sem Deus.
No verso 6 “Mas à meia-noite
ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe
ao encontro.” se diz que ouviu-se um grito, que é
a voz do arcanjo; é a voz da sétima trombeta
do Apocalipse. E quando este arcanjo tocar, então todos
vão ressuscitar. E todas elas ouviram a voz do arcanjo,
o que significa que elas eram crentes. As ovelhas reconhecem
a Voz do Sublime Pastor!
Por fim nos é dito que todas elas tinham
óleo nas lâmpadas. O problema é que elas
não tinham azeite sobrando. O Azeite nas Sagradas Escrituras
simboliza O Espírito Santo.
Outra diferença: se o Senhor não
tivesse demorado, as virgens néscias teriam entrado
pela porta. O grande teste então foi o tempo. Há
muitos crentes que vão bem na sua jornada cristã,
mas logo desistem, vão perecendo pelo caminho vão
se desviando.
Ainda há outro aspecto que precisamos
considerar com muita seriedade diante do Senhor: quando o
noivo chegou, as virgens néscias pediram azeite às
prudentes que disseram não, o que isto significa? Significa
que cada um de nós deve ter a medida da Unção
individualmente. Se as néscias não fossem crentes,
as prudentes nunca poderiam ter negado do Espírito
para elas. Elas disseram: vão comprar! Ora, se a parábola
estivesse falando de salvação, a salvação
poderia então ser comprada com obras por exemplo, ou
está à venda?
Não; a Salvação é de Graça (“pela Graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus”). Se as virgens néscias eram descrentes, então as prudentes pecaram, porque não quiseram dar do que tinham às outras. E A Bíblia não as repreende por isso. E no verso 13 o Senhor nos manda vigiar, pois não sabemos o tempo e a hora. Descrente não vigia, ele anda gozando a vida e seus prazeres regaladamente sem nenhuma preocupação com o seu destino na era vindoura – agora aqueles que vigiam são os crentes.
Não; a Salvação é de Graça (“pela Graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus”). Se as virgens néscias eram descrentes, então as prudentes pecaram, porque não quiseram dar do que tinham às outras. E A Bíblia não as repreende por isso. E no verso 13 o Senhor nos manda vigiar, pois não sabemos o tempo e a hora. Descrente não vigia, ele anda gozando a vida e seus prazeres regaladamente sem nenhuma preocupação com o seu destino na era vindoura – agora aqueles que vigiam são os crentes.
Agora entendemos que todas 10 virgens são
crentes e que há na Igreja os crentes néscios
e os crentes prudentes. O Prudente é aquele que edifica
a sua vida em segurança, sobre a Rocha – que
pratica a Palavra, tem realidade
e conteúdo espiritual. Aquele que está em linha com a Palavra de Deus não pode ser abalado.
e conteúdo espiritual. Aquele que está em linha com a Palavra de Deus não pode ser abalado.
E qual foi a insensatez
que estas virgens cometeram?
Reino é tomado por esforço,
e a Salvação é pela Graça!
Elas tinham apenas a lâmpada acesa –
eram salvas da perdição do inferno -, mas não
tinham azeite sobrando – não eram cheias do Espírito
Santo. O azeite sobrando é a qualificação
para reinar com o Senhor Jesus. O azeite é algo de
que temos que nos encher a cada dia, pois vai se acabando,
logo precisa ser cheio e renovado constantemente. Quem é
cheio do Espírito quer fazer algo na direção
do Espírito Santo, é gente comprometida, é
séria e quer ver algo acontecendo, pois elas sabem
que o Reino é tomado por esforço, e a Salvação
é pela Graça. (Mateus 11:12 “Desde os
dias de João Batista até agora o Reino dos Céus
é tomado por esforço, e os que se esforçam
se apoderam dele.”)
Porque as virgens
prudentes não atenderam ao pedido das virgens néscias
e não lhes deram azeite?
É porque há coisas que ministramos
e outras que damos. O verso 7 fala que as virgens néscias,
quando acordaram, queriam que as prudentes dessem a elas azeite.
Mas estas mandaram comprá-lo. Comprar na Bíblia,
é algo cheio de significado. Na Bíblia há
muitas coisas gratuitas – como a salvação
-, mas há outras coisas que temos que pagar um preço
para tê-las.
Eu posso ministrar o batismo no Espírito
Santo, mas não posso encher ninguém do Espírito
Santo; cada um é responsável por encher-se e
para isto o apóstolo Paulo dá a receita em Efésios
5:18-20 “E não vos embriagueis com vinho, em
que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos
espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai,
em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns
aos outros no temor de Deus.” Como você vê
amado leitor, este enchimento do Espírito Santo não
é uma mera transferência de poder ou capacitação
para obras de Deus, com uma oração impondo as
mãos sobre a cabeça do indivíduo, empurrando,
derrubando,
soprando, lançando o “paletó santo” sobre o indivíduo, com palavras mágicas, tal como temos visto no evangelicalismo moderno; nas ocorrências dos “Encontros Tremendos” onde o indivíduo entra pecador, e em três dias já sai prontinho batizado com Espírito Santo! Isto é vulgarizar a Palavra de Deus!
soprando, lançando o “paletó santo” sobre o indivíduo, com palavras mágicas, tal como temos visto no evangelicalismo moderno; nas ocorrências dos “Encontros Tremendos” onde o indivíduo entra pecador, e em três dias já sai prontinho batizado com Espírito Santo! Isto é vulgarizar a Palavra de Deus!
Sabemos que há no nosso meio irmãos
que não gostam do termo “pagar o preço”,
porque dizem que tudo é de graça. Mas, a Bíblia
não nos ensina que tudo é de graça. Ela
nos diz que há coisas que têm um preço.
Provérbios 23:23 “Compra a verdade, e não
a vendas; e também a sabedoria, a instrução
e o entendimento.” nos fala de coisas que devemos comprar.
Por exemplo ser um Mestre na Palavra requer
tempo, oração, contemplação, estudo,
pesquisa, esforço e disposição. Fala
que a operação da vida e da unção
tem um preço: entrar na morte. Morte é qualquer
coisa que implica na suspensão dos nossos direitos
legítimos e vitais. Ora, se temos direito de comer,
mas abrimos mão dele para jejuar e ter unção,
isso é morte. Se temos direito de dormir, de passear,
e abrimos mão deles para orar, isso é morte.
E quando pagamos o preço, a Vida de Deus vê.
Em Apocalipse 3:18 “Aconselho-te que
de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças;
e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça
a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio,
para que vejas.”, na carta à igreja em Laodicéia,
o Senhor nos aconselha a comprar ouro, que nos fala da natureza
do caráter santo de Cristo; vestiduras brancas, que
nos falam dos atos de justiça dos santos e da Santidade
de Deus
e colírio, para vermos, para enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepção espirituais. Há muitos que são naturais e só vêem o que é palpável. Ter unção e um constante jorrar de vida implica, muitas
vezes, em muito choro, lágrimas, jejum, oração e perseverança. Há um preço a ser pago.
e colírio, para vermos, para enxergarmos as coisas de Deus, para termos discernimento e percepção espirituais. Há muitos que são naturais e só vêem o que é palpável. Ter unção e um constante jorrar de vida implica, muitas
vezes, em muito choro, lágrimas, jejum, oração e perseverança. Há um preço a ser pago.
Verso 5. Todos nós iremos morrer a
vida física um dia, ou seremos arrebatados (embora
já tenhamos morrido com Jesus Cristo incluídos
na sua morte, na cruz do calvário), assim como as virgens
simbolicamente morreram
quando estavam dormindo. Dormir na Bíblia pode significar duas coisas:
quando estavam dormindo. Dormir na Bíblia pode significar duas coisas:
Apostatar-se da fé: (Romanos 13:11-14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é
hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação
está agora mais perto de nós do que quando aceitamos
a fé. 12 A noite é passada, e o dia é
chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos
das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; não
em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades,
nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais
cuidado da
carne em suas concupiscências.” e I Tessalonicenses 5:4-10 “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; 5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”);
carne em suas concupiscências.” e I Tessalonicenses 5:4-10 “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; 5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”);
Morrer (I Tessalonicenses 4:13 “Não
quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes
acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais,
como os demais, que não têm esperança.”
e João 11:11 “Assim falou; e depois
disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.”).
disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.”).
Neste texto, objeto do nosso estudo, cremos
que o significado aqui é morte. Porque todas, tanto
as néscias como as prudentes dormiram. Se se tratasse
de apostasia, teríamos que admitir que as prudentes,
também se apostataram da fé. Em segundo lugar,
as prudentes dormiram e não foram de forma nenhuma
afetadas pelo sono. E, em terceiro lugar, o Senhor não
as repreende por haverem dormido. Por tudo isso, podemos ver
que o sono, aqui, não é algo negativo. Mesmo
porque o centro da parábola é o verso 13, que
nos manda vigiar e orar. “Ouviu-se um grito: Eis o noivo,
saí ao seu encontro!” .
Quando a Sétima Trombeta tocar, aqueles
que morreram em Cristo vão ressuscitar; todos, tanto
os vencedores quanto os derrotados, vão ressuscitar.
Todas as virgens se levantaram, lembra-se? Isto significa
que essa parábola fala da volta do Senhor Jesus.
O Verso 10 nos diz que, enquanto elas foram
comprar azeite, o noivo chegou e as virgens que estavam apercebidas,
que tinham azeite sobrando em suas lâmpadas, entraram
para as bodas e as portas foram fechadas. Fechar a porta não
significa que a pessoa perdeu a salvação; significa,
sim, que o tempo para qualificação, enchendo-se
do Espírito Santo, é hoje. É agora e
não depois que o Senhor Jesus voltar. Em II Coríntios
5:10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal
de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito
por meio do corpo, ou bem, ou mal.” nos é dito
que todos os crentes comparecerão perante o Tribunal
de Cristo. Este julgamento não é para salvação
ou perdição eterna, mas para recebermos ou não
o galardão de
Reinar com Cristo no Reino Milenar.
Reinar com Cristo no Reino Milenar.
Qual a diferença
entre as Virgens Néscias das Virgens Prudentes?
A grande diferença entre as virgens
néscias e as virgens prudentes, além da quantidade
de Azeite que elas possuem em suas lâmpadas é
a seguinte: Enquanto as virgens néscias vão
dormir em berço esplêndido; As Virgens Prudentes
estão alertas, vigilantes, como o Coração
velando no Noivo, Cantares 5:2 “Eu dormia, mas o meu
coração velava; e eis a voz do meu amado que
está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor,
pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça
está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da
noite.” Por isto, registramos aqui um alerta do apóstolo
Paulo na Carta aos Efésios, 5:14-17 “Por isso
diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos,
e Cristo te esclarecerá. 15 Portanto, vede prudentemente
como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja
a vontade do Senhor.”
Verso 11. Mais tarde, chegaram as virgens
néscias, clamando: “Senhor, Senhor abre-nos a
porta!” Mas Ele respondeu: “Na verdade vos digo
que não vos conheço”. O conhecer deste
contexto é diferente de um simples conhecer; é
algo mais intenso, mais profundo, mais íntimo. A Bíblia
usa dois termos gregos para a palavra conhecer: gnosko (conhecimento
objetivo, mental, da alma) e oido (conhecimento subjetivo,
espiritual, mais intenso). A Bíblia muitas vezes, chama
o ato sexual de conhecer. João 1:26,31, diz que João
não conhecia a Jesus, mas é claro que ele o
conhecia. Eles eram primos. João sabia quem era Jesus,
o filho de Maria, mas não sabia quem era Jesus o Filho
de Deus, para o que seria preciso especial revelação
– mais que gnosko, seria preciso oido.
Quando o Senhor Jesus disse que não
conhecia aquelas virgens néscias, será que Ele
estava dizendo que não sabia quem eram elas? Claro
que não, porque Deus conhece todo mundo. Ele é
Onisciente, conhecedor de todas as coisas. Um clássico
exemplo disto está no livro de I Samuel no capítulo
3. Samuel servia ao Senhor perante o Sacerdote Elí,
num tempo de grande apostasia e falta de atividade profética,
esta era a característica dos dias de Eli.
Vemos neste texto que o jovem Samuel servia
o Senhor, porém Samuel não conhecia o Senhor.
Ora, se Samuel servia ao Senhor, ele sabia quem era o Senhor.
É como muitos crentes, que servem ao Senhor, porém
não o conhecem na intimidade, em realidade e em espírito.
O conhecimento do Senhor nos transforma, nos muda e nos conquista.
A salvação é uma questão de conhecermos
a Deus, é uma Porta dimensional que se nos abre para
percorrermos O Caminho, mas o Reino é uma questão
de Deus nos conhecer.
Para encerrarmos esta parábola, precisamos
ter clareza de que, para sermos vencedores, não termos
apenas que a Lâmpada acesa. É preciso ter azeite
sobrando na vasilha. As virgens não foram julgadas
por algo que fizeram ou deixaram de fazer. A grande questão
não eram as obras, muitos espíritas na sua ignorância
fazem muito mais obras do que o povo evangélico, pensando
que com isto ganharão a salvação. Apesar
das obras serem importantes, frutos de um coração
convertido em fé. A grande questão era se estavam
ou não cheias do Espírito Santo, com Azeite
derramando em suas candeias. Eis aí porque nós
somos tão radicais quanto à necessidade de estar
cheio do Espírito Santo. É que não há
como ser vencedor sem ser cheio do Espírito Santo.
Sem estar cheio do azeite do Espírito Santo ninguém
vai ser arrebatado.
No arrebatamento vai ser apenas para o crente
vencedor. Nem todos os crentes vão ser arrebatados.
Não basta estar com a vida correta e irrepreensível
– até porque há muitos não-crentes
que têm uma vida mais correta do que muitos de nós.
É preciso ter algo mais – é preciso ter
algo que o mundo não tem. Em nossa igreja somos tão
radicais quanto a este aspecto que ninguém assume nenhuma
função de liderança sem estar cheio do
Espírito Santo.
Via: Aloízio
Sousa Arantes
asa.inox@g8net.com.br
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